«

»

Identidade Digital?

 

A identidade digital é a representação dos dados da sua pessoa física ou da sua empresa, empreendimento, comércio, etc., no mundo virtual. Ela pode incluir registros de informações históricas como nome, endereço; ou ela pode ser biométrica, ou seja, apresentar registros de características físicas das pessoas como forma de identificá-las unicamente, ou seja, prove que você é quem diz ser.

Assim, a identificação digital abrange um conjunto de informações atualizadas, organizadas e codificadas em meios digitais, para que possa proporcionar mais segurança e diminuir os custos e riscos de roubos, golpes e fraudes de identificação.

Quais são os benefícios da Identificação Digital

Segurança e Autenticação

O documento de identidade digital é um instrumento importante para estabelecer mais autenticação e segurança nos processos entre pessoas e meios tecnológicos. Desta maneira, torna-se possível a verificação e o bloqueio de ações de falsificação de documentos e de identidades, ou seja, fica muito mais difícil que pessoas mal-intencionadas apliquem golpes e fraudes em seu nome, ou em nome de sua empresa.

Como é possível ser identificado digitalmente?

Há algumas possibilidades de você ser identificado digitalmente, como por certificados digitais, ou por técnicas de autenticação físicas, chamadas por biometria, que incluem sua identificação pela íris, reconhecimento da retina, da voz, da digital, ou até por uma selfie. Veja como cada um deles pode ser usado:

Certificado Digital

Sem utilizar papel, você pode assinar documentos como contratos, procurações, recibos, aceites, dentre tantas outras coisas. Isso tudo porque, a cada uso do certificado digital é gerada uma assinatura digital com valor jurídico semelhante ao da assinatura manuscrita.

Digitais são únicas

Sabemos que cada ser humano, mesmo os gêmeos idênticos, possuem digitais únicas. Por isso que a biometria de impressões digitais é uma das mais usadas por ai. Registramos nossas digitais para acessar nossas contas bancárias, ter acesso às informações de nossos computadores e celulares, por exemplo.

Voz e selfie para segurança

Principalmente para transações pelo celular, a identificação por voz e selfie funciona muito bem. A Certibio – unidade de negócios da Certisign focada em biometria – desenvolveu um sistema de autenticação baseado na voz e face do usuário. Mas para não haver fraudes com gravações ou o uso de uma selfie roubada, o sistema capta no momento da utilização a foto e a voz da pessoa por meio da tecnologia Liveness Detection, usando a câmera e o microfone do celular. Este meio é realmente muito prático e seguro.

Reconhecimento por íris e retina

É possível fazer um escaneamento de sua íris ou retina para provar que você é você de verdade. Dentre os mecanismos de escaneamento e reconhecimento, os de íris e retina são os mais seguros e certeiros, mas do que os das próprias digitais. Não é à toa que vimos em tantos filmes de agentes secretos usando este sistema.

E você já precisou usar uma dessas tecnologias para garantir a sua segurança no mundo virtual? Conte pra gente como foi a sua experiência.

Mesmo que tudo mude, você vai continuar sendo único. Se você ainda não possui o seu Certificado Digital procure a ACIRN e seja sempre você mesmo.

Fonte: Certisign