Prazo do eSocial para PMEs e MEIs foi prorrogado

Após muita polêmica, o prazo para as Micro e Pequenas Empresas e os Microempreendedores Individuais – MEIs com empregados aderirem, obrigatoriamente, ao eSocial foi prorrogado para novembro. No entanto, os empreendedores que preferirem poderão, voluntariamente, começar o repasse de informações pelo sistema na próxima segunda-feira (16).

eSocial Prorrogado

A prorrogação do prazo foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11), na Resolução nº 4 do Comitê Diretivo do eSocial.

Atenção para empresas privadas

Mas fique atento, porque as empresas privadas que têm faturamento anual inferior a R$ 78 milhões ainda estão obrigadas a ingressar no eSocial a partir do dia 16 de julho.

Atenção empregadores pessoas físicas

Para os empregadores pessoas físicas, contribuintes individuais – como produtor rural e os segurados especiais – a regra é a seguinte: o eSocial só deve ser utilizado a partir de janeiro de 2019.

Facilidade

O governo informou que disponibilizará em prevê os novos portais do eSocial, onde os empregadores poderão inserir diretamente as informações, sem necessidade de sistemas para integração.

Plataforma simplificada destinada aos MEIs

No próximo dia 16, também será disponibilizada a plataforma simplificada destinada aos MEIs que têm empregado, funcionando de modo semelhante ao eSocial do Empregador Doméstico. O sistema permitirá ao microempreendedor realizar cálculos automáticos via sistema, como o que realiza o cálculo de rescisões e a ferramenta de férias, por exemplo.

Faça o seu Certificado Digital na ACIRN

A ACIRN oferece o serviço do Certificado Digital Certisign, a identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico, aos seus associados e para aqueles que não são sócios da associação. Com o Certificado Digital você tem garantia de autenticidade, confidencialidade, integridade nas operações que são realizadas por meio dele, com validade jurídica.

Mais informações sobre o Certificado Digital procure a ACIRN (Rua Severo de Almeida, 959 – Bairro Bom Jesus, Rio Negro) ou pelo fone 47-3645-0828.

Fonte: Diário Oficial da União com informações Certisign